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Artigo da Siroko: Bicicletas de Gravel: Devo comprar uma ou não?

Artigo da Siroko: Bicicletas de Gravel: Devo comprar uma ou não?

Siroko (Spain) - Bicicletas de Gravel: Devo comprar uma ou não?

A bicicleta de gravel: Este tipo particular de bicicleta, a meio caminho entre uma bicicleta de estrada e uma de montanha, mas mais similar à primeira, tornou-se extremamente popular recentemente. As vendas de bicicletas de gravel têm aumentado sem parar, e este é um mercado em crescimento com um grande impulso de marketing, que também oferece alternativas e respostas às necessidades tanto de ciclistas iniciantes quanto de profissionais. Travões de disco, geometrias confortáveis, relações de mudanças modernas, uma grande variedade de pneus, absorção de choque e sistemas de suspensão... Este é o resultado de um desenvolvimento tecnológico impulsionado por um mercado onde as marcas podem vender e crescer.

Mas o ciclismo de gravel não é para todos. Uma bicicleta de gravel não é o que todo o ciclista procura e não é a resposta para todas as necessidades. Com isso em mente, vamos lhe dar três razões pelas quais uma bicicleta de gravel poderia ser a escolha certa para si para ajudá-lo a fazer a sua escolha. Aqui vamos nós:

Versatilidade:

Para lhe dar um exemplo, uma bicicleta de gravel é como uma faca suíça: pode fazer tudo o que você quer que ela faça, mas não se destaca em nada em particular. A sua excelência está na sua versatilidade. No asfalto, uma bicicleta de gravel anda mais rápido do que uma bicicleta de montanha, mas mais devagar do que uma bicicleta de estrada. Em descidas fora de estrada e dependendo das dificuldades técnicas envolvidas, pode ser mais rápida ou mais lenta do que uma bicicleta de montanha. Em estradas e trilhos planos, é mais rápido e mais divertido de andar do que uma bicicleta de montanha, mas não necessariamente mais confortável.

Se você atualizar as rodas, pode adaptar-se melhor ao terreno. Por exemplo, se adicionar pneus de ciclismo de estrada à sua bicicleta de gravel, podem transformá-la numa bicicleta contra o relógio. Por outro lado, se o seu objetivo é andar em terrenos mais desafiantes, as rodas de 650b permitirão que você use pneus mais largos para melhorar a absorção de choque, conforto e aderência em trilhos mais técnicos. Ainda assim, há sempre um limite e, mesmo que possa brincar com a versatilidade de uma bicicleta de gravel, nunca poderá transformá-la numa bicicleta 100% de estrada ou de montanha.

Falta de espaço de armazenamento:

Se mora num apartamento ou casa pequena e luta com o espaço de armazenamento, uma única bicicleta de gravel para se mover pela cidade, andar em estradas, diferentes trilhos ou até mesmo praticar turismo ciclístico ou viajar, é a escolha perfeita. E, como mencionamos acima, se atualizar os pneus, as possibilidades expandem-se.

Terrenos mistos na sua área:

Por exemplo, se vive em Espanha, por volta de Tierra de Campos, onde as estradas são longas, retas e com pouca inclinação. Um tipo de terreno 'entediante' para a maioria dos ciclistas, mas nesta área também pode encontrar uma grande variedade de terrenos fora de estrada, desde trilhos na floresta e estradas agrícolas até trilhos ou caminhos, atravessando ciclovias e rotas de ciclismo como o Canal de Castilla. Nesta área, uma bicicleta de gravel é perfeita, embora devamos dizer que uma bicicleta de estrada com pneus largos de 30-32” também se sai muito bem na maioria das estradas. Afinal, uma bicicleta de estrada ganhou o primeiro campeonato mundial de gravel usando a largura de pneus mencionada anteriormente.

Motivos para não comprar uma bicicleta de gravel:

Como já dissemos, as bicicletas de gravel não são para todos. Elas têm limitações e desvantagens em relação às bicicletas de montanha e de estrada em seus respectivos terrenos. Vamos dar uma olhada em alguns dos motivos pelos quais pode optar por não comprar uma bicicleta de gravel:

  • São mais lentas do que as bicicletas de estrada em terrenos pavimentados e também mais lentas do que as bicicletas de montanha em terrenos técnicos fora de estrada. Apenas em terrenos fora de estrada específicos podem ser mais rápidas do que uma bicicleta de montanha.
  • Quando comparadas a uma bicicleta de montanha, as bicicletas de gravel são menos eficientes e seguras em subidas e descidas pronunciadas, especialmente se você não tiver técnica e experiência.
  • Se você acabou de começar a pedalar e gostaria de andar fora de estrada, enfrentará muitas limitações com uma bicicleta de gravel.
  • É menos confortável do que uma bicicleta de montanha com suspensão dianteira e ainda mais do que uma bicicleta de cross-country.
  • Uma bicicleta de montanha pode funcionar tão bem quanto uma bicicleta de gravel com os ajustes adequados, mesmo em estradas. Uma bicicleta contra-relógio ou de endurance também poderia funcionar.
  • As bicicletas de gravel requerem mais manutenção e desgastam-se mais rápido do que as bicicletas de estrada. O terreno fora de estrada é mais áspero para a bicicleta do que o pavimento, mesmo que o pavimento também possa desgastar os pneus.

Vale a pena comprar uma bicicleta de gravel?

Como é o caso da maioria das coisas, depende. Vamos dar uma olhada em vários fatores a serem considerados antes de fazer sua escolha:

O tipo de terreno na sua área:

Se vive em algum lugar com tipos de terrenos semelhantes aos de Tierra de Campos, uma bicicleta de gravel é perfeita. No entanto, se não tiver muitas áreas fora de estrada ou parecerem muito técnicas, a melhor opção é uma bicicleta de estrada ou de montanha, respectivamente.

Já tem uma bicicleta?

Se tiver uma bicicleta de montanha com rodas de 29” e suspensão dianteira, talvez só precise de um novo par de rodas com pneus mais finos para se aproximar de uma bicicleta de gravel com guiador plano, menos aerodinâmica mas com o alívio da absorção de choque. Até uma bicicleta de montanha antiga sem suspensão dianteira e rodas de 26” com pneus finos é bastante similar a uma bicicleta de gravel. Algumas pessoas até pensam que as bicicletas de gravel são as bicicletas de montanha dos anos 90.

Se tiver uma bicicleta de estrada com travões de aro, certifique-se de verificar qual a largura de pneu que pode usar. 30-32” podem funcionar, mas esta combinação não é tão comum. Pelo contrário, a largura máxima pode chegar a 32-34” ou mais em bicicletas de estrada modernas com travões de disco. Esta configuração abre mais possibilidades em terrenos fora de estrada com pouca dificuldade técnica.

Se não tiver uma bicicleta e estiver à procura de uma que permita praticar ciclismo de estrada e fora de estrada sem muitas dificuldades técnicas, então uma bicicleta de gravel é uma boa compra, mas não a única opção no mercado para si. Os modelos atuais de bicicletas de estrada de endurance ou contra o relógio que apresentam travões de disco, folga de pneus larga e geometrias confortáveis, são uma boa escolha também, se atenderem às suas preferências e necessidades. Domane da Trek ou Endurance da Canyon, por exemplo.

Pedalar sozinho ou em grupo:

Se preferir pedalar sozinho, então deve comprar a bicicleta que melhor se adapte às suas necessidades e preferências. No entanto, se preferir pedalar em grupo, e for um grupo de ciclismo de estrada ou de montanha, então uma bicicleta de gravel pode não ser suficiente.

EM CONCLUSÃO:

Podemos então concluir que as bicicletas de gravel nunca seriam uma substituição perfeita para uma bicicleta de estrada ou de montanha, apenas em casos muito particulares. Dê uma olhada ao redor: Quantas estradas, trilhos ou trilhas você conhece onde pode andar de bicicleta de gravel?

Se não souber ou não tiver a certeza, nem pense nisso: uma bicicleta de estrada será uma opção melhor.

Se souber com certeza que há muitos terrenos fora de estrada não muito difíceis ao seu redor, vá em frente e compre uma bicicleta de gravel, mas considere também uma bicicleta contra o relógio moderna, especialmente se planeja andar tanto em estradas quanto fora de estrada.

Se for um iniciante e ainda tiver dificuldades em descidas ou subidas em terrenos fora de estrada, tenha cuidado. Uma bicicleta de montanha rígida ou com suspensão total com baixa suspensão (100-110 mm) será mais confortável, segura e eficiente.

Se o terreno fora de estrada a que tem acesso for muito técnico e irregular, deve esquecer as bicicletas de gravel e comprar uma bicicleta de montanha. Pode ser uma rígida, mas a melhor opção é definitivamente uma bicicleta de montanha com suspensão total com 120 mm de suspensão. Você subirá, mas, o mais importante, descerá, mais confortavelmente.

Por último, mas não menos importante, não se esqueça da companhia. Pedalar sozinho ou em grupo afeta muito a sua escolha. Quando você pedala sozinho, decide seu próprio ritmo. Ao pedalar em um grupo de ciclismo de estrada ou de montanha, sua bicicleta de gravel pode se tornar um fardo.

Tenha em mente que, se comprar uma bicicleta de gravel e andar em grupo ou em terrenos que nenhum de vocês esteja pronto para enfrentar, toda a sua experiência será bastante negativa, tanto física quanto mentalmente. Se não estiver se divertindo e aproveitando esta experiência, é muito provável que sua bicicleta de gravel acabe sendo vendida para outra pessoa, ou pior, esquecida num canto. Afinal, mesmo que a sua bicicleta não seja a única coisa importante no ciclismo, ela também afeta como vivemos, sofremos e desfrutamos deste esporte.

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